sábado, 13 de dezembro de 2008

World Wide Web

IntroduçãoEste é um tutorial sobre a World Wide Web (Web, WWW ou W3) e se você chegou até aqui, provavelmente já possui uma noção do que isto seja. Mas muitos ainda não sabem o que ela é, mas o apelo da mídia é tão forte que possivelmente milhões já ouviram falar, mas não sabem o que é (há os que acham que se trata de alguma conspiração criminosa!). Se você sabe que ela faz parte da Internet, então sabe mais do que a maioria.A Web não é uma rede de computadores. A Internet é a rede real, os fios que interconectam milhares de computadores em todo o globo. A Web é um sistema que roda na Internet. Primeiramente, há documentos da Web, arquivos armazenados em computadores por todos os lugares. Em seguida, há os servidores da Web, programas especiais que sabem onde estão estes arquivos e que podem enviá-los por meio da internet. E há os navegadores Web, programas que pedem aos servidores para que enviem os documentos. Quando você usa a Internet, está lendo documentos apresentados em um navegador.A World Wide Web é uma ferramenta da Internet. E a Internet é uma rede de redes. Uma rede de computador é um grupo de computadores interconectados de modo a poderem comunicar-se uns com os outros. Eles podem enviar mensagens uns para os outros e podem compartilhar informações em forma de arquivos. A Internet conecta dezenas de milhares dessas redes a outras mais sendo acrescentadas o tempo todo. Nessas redes existem milhões de computadores, terminais e usuários, cerca de 30 milhões de usuários.A Internet é uma rede de milhares de redes diferentes e é o maior grupo de computadores conectados do mundo. Algumas redes pertencem a organismos governamentais, as universidades, a empresas, aos sistemas de biblioteca da comunidade local,... A maioria está nos Estados Unidos, mas existem milhares espalhadas pelo mundo afora.
De quem é a Internet ?Quem possui a Internet ? Ninguém! a Internet não é assim, ninguém é dono dela. De quem é a rede telefônica de um país ou do mundo ? De ninguém. Cada componente tem um dono, mas a rede como um todo, não. As empresas telefônicas mundiais reúnem-se e decidem a melhor maneira como a rede deve funcionar. Elas decidem que país recebe o código de que país, o quanto cobrar por chamadas internacionais, quem paga pelos cabos transoceânicos e etc,...Tudo começou no início dos anos 70, com várias redes de computador governamentais, e desde então tem cescido à medida que as diferentes empresas percebem as vantagens de estarem conectadas. Você pode rastrear as origens até a ARPANET, um sistema de computador do Departamento de Defesa dos EUA, destinado a testar métodos para fazer com que as redes de computadores sobrevivessem a um ataque militar. Dispersando a rede por uma área ampla e usando uma teia de conecxões entre os computadores, um sistema poderia continuar funcionando mesmo quando partes dele fossem destruídas, utilizando o redirecionamento das comunicações através das partes da rede que ainda estivessem em pé. (Esse sistema funciona tão bem que causou muita frustração ao Departamento de Defesa Americano quando o Iraque o utilizou durante a Guerra do Golfo para manter seu sistema de computador de "comando e controle" em funcionamento.)
HTML: tijolo da teiaO material básico de construção da Web é o documento HTML. HTML significa HyperText Markup Language (Linguagem de marcação de hipertexto). Os documentos HTML são arquivos de computador contendo text ASCII - apenas o bom e velho texto. O texto contém códigos especiais; estes são criados usando-se caracteres de texto ASCII normais, mas, apesar disso, são códigos. Eles não são para você ler, e sim para os navegadores.
Navegadores (browsers)Um navegador, também chamado de browser, é um programa que ajuda a ler documentos HTML. Quando seu navegador abre um documento HTML, ele procura códigos. Eles dizem ao navegador o que fazer com cada parte do texto. Quando o navegador lê os códigos (isso ocorre muito rapidamente) ele exibe o texto na tela do computador. Ele interpreta os códigos e você não os vê, mas ele formata o texto de acordo com os comandos dos códigos.Se você quer ouvir um CD de música, precisa de um CD player. Se você quer ouvir um LP, precisa de um toca-discos. Se quer ver um vídeo, precisa de um videocassete e se quer ver um arquivo HTML, precisa de um navegador. Os navegadores simplesmente permitem que você veja os documentos da Web.
De onde vem os dados ?Todos os documentos da Web estão armazenados fisicamente nos computadores espalhados pelo mundo, que rodam um sistema de servidor da Web. Esse é um programa que recebe os pedidos de seu navegador e transmite os documentos da Web de volta para você. Quando você quer ver um documento da web, o navegador precisa transferi-lo de seu site onde ele se encontra - na Albânia, em Albany ou na Austrália - para seu coputador.Isto é feito através de diferentes protocolos de transferência, para diferentes formas de dados. A Internet possui todos eles para cada forma diferente de transferência. Há o SMTP, Simple Mail Transfer Protocol, usado para enviar correio eletrônico. Há o NNTP, Network News Transfer Protocol, usado para transmitir mensagens de grupos de notícias por todos os lugares. E há o HTTP, Hypertext Transfer Protocol.O HTTP é o sistema usado pela Web para transferir dados. Isso é realmente tuto o que você precisa saber, quando encontrar o termo de vez em quando, não há a necessidade de saber como ele funciona.
URLs: O endereço da WebTudo na Internet precisa de um tipo de endereço, caso contrário como você encontraria algo ? A Web não é diferente. Cada recurso da Web tem um endereço, um URL, Uniform Resource Locater. Eis um por exemplo:
http://www.secapl.com/secapl/quoteserver/djia.htmlO URL começa com http. Isso indica que o site é HTTP (HyperText Transfer Protocol) normal, e você irá para um documento HTML. Às vezes, o URL começa com algo diferente. Se ele começa com ftp://, por exemplo, isso significa que você está a caminho de um site FTP. Conforme veremos adiante, os navegadores da Web podem ter acesso a outros sistemas da Internet, e não apenas ao HTTP. Em seguida, vem o endereço do computador anfitrião (host), neste caso, www.secapl.com. A seguir, está o diretorio que contém a informação: /secapl/quoteserver/. Finalmente, você tem a informação em si: dija.html. Neste caso você pode identificar que se trata de um documento HTML e a estensão .html torna isso claro. (Se o documento está em um computador DOS ou foi criado originalmente em um, ele será .HTM)Os URLs são sensíveis à caixa. Isto é, você deve digitá-los com a caixa correta. Por exemplo, não digite HTTP://WWW.COM/, quando na verdade for http://www.com/.
A Web não é a única ferramenta da Internet!Porque as pessoas usam a Internet ? Este é um tutorial sobra a World Wide Web, o nosso objetivo principal é chegar lá. Entretanto, voc6e precisa conhecer muitas ferramentas importantes da Internet, pois a maioria delas pode ser acionada através da WWW.
E-mail: Correio EletrônicoA ferramenta mais usada na Internet é o correio eletrônico. Ele permite enviar mensagens e, em algus casos, arquivos de computador para o mundo todo. O correio eletrônico não será muito útil para você, caso nenhum de seus amigos, alguém da família ou colegas tenham acesso a ele (mas isso deixou de ser problema na a internet, com os famosos encontros de bate-papo online, os CHATS, que veremos ainda nesta seção) . Mas se você se cercar de pessoas que tenham, ficará maravilhado com o quanto ele é útil. Enviar aquele desenho que você fez ou a sua foto, do Rio de Janeiro, onde está, para o seu novo amigo da Malsasya, assinar divulgações sobre esportes, música, cinema, que enviam e-mails para você diariamente e etc,...
NewsGroups: Grupos de NotíciasExistem literalmente dezenas de milhares de grupos de notícias (newsgroups) na Internet. São grupos de discussão - pessoas enviam mensagens para o grupo e depois esperam que os outros lhes respondam. Você pode fazer parte desses grupos, enviando suas próprias mensagens e respostas, ou pode simplesmente bisbilhotar secretamente (ou ouvir) o que as outras pessoas estão dizendo.Você encontrará grupos de notícias sobre praticamente todos os assuntos.
FTPFTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos) e, se você me desculpar por dizer o óbvio, ele transfere arquivos. Que arquivos ? Existem literalmente milhões de arquivos de computador de domínio público disponíveis na Internet, que vão desde uma versão de texto ASCII sobre a reprodução do peixe Apaiari brasileiro no Amazonas, até um arquivo de audio do grito de Homer Simpson: "Cale a boca, rapaz!". Você encontrará documentos contendo uma variedade muito grande de assuntos. programas para qualquer computador que você possa mencionar, sons, figuras e o que mais você possa imaginar.Existem milhares de sites públicos de FTP, onde qualquer um pode conectar-se e descarregar arquivos. Isto é feito através de um programa de FTP que mostra os diretórios e arquivos do computador que você está acessando. Existem diversos programas de FTP disponíveis no mercado, e muitos deles podem ser obtidos gratuitamente na Internet.
Chat e IRCUma outra ferramenta largamente difundida hoje na Internet, é sem dúvida os chats, "salas" virtuais de conversas sobre vários assuntos, onde reúnem-se diversas pessoas, dependendo da capacidade de cada sala. Você escolhe um nick (apelido, ou o próprio nome) e escolhe em que sala gostaria de entrar, cada sala possui um assunto diferente: informática, religião, esportes,... mas sem dúvida os assuntos mais procurados são namoro, paquera e sexo. Você escreve a sua mensagem em uma caixa de texo e o envia para a sala, então sua mensagem é projetada para que todos possam vê-la, assim como você também observa as mensagens alheias. Você tem a opção de "falar" com todos os presentes na sala ou pode escolher um participante em particular e "conversar" em modo reservado, onde apenas vocês dois tem acesso as suas mensagens. Existem diversos sites que oferecem estes chats. Dois deles, são o Universo OnLine e o Zaz. Mas você pode procurá-los nas diversas ferramentas de busca da Internet.Outra ferramenta que permite bate-papos, são os programas de IRC, que possuem as mesmas carácterísticas dos chats, mas são programas independentes do navegador, você pode usá-los simultâneamente com o seu browser. Eles são mais completos do que um chat, possui a opção de FTP, que permite o envio de arquivos para outro integrante da "sala" e etc,... É muito usado hoje em dia!

ass:gato-bravo-e-brasileiro

Nenhum comentário: