sábado, 13 de dezembro de 2008

Photoshop para a Web

A alguns anos atrás a web era um ambiente somente de texto, não existiam imagens, fotos ou sons, portanto, não muito atrativo. Era apenas uma importante fonte de informações em forma de texto, destinada a comunicação e pesquisas. Hoje, não muito tempo depois, a web tornou-se um ambiente mais versátil, que inclui além da informação o recusro dos gráficos, as imagens, as fotos, que deram uma outra "roupagem" a web. Certamente pode-se afirmar que por causa deles a web sofre, a cada dia, um enorme crescimento, não só a níveis educacionais e de pesquisas, mas a níveis de entretenimento.
E o que mais intriga e fascina tantos usuários (a mim inclusive) são os efeitos aplicados as imagens: sombras, clarões, distorções,... E para a alegria de todos, é mais fácil do que se imagina a criação de tais efeitos, torna-se apenas necessário um bom editor de imagens. Em nosso caso, usaremos o Adobe Photoshop.
Além de uma cópia do Photoshop, você precisará apenas de criatividade, para dar vida a sua home page e imagens em geral.
Criando Sombras DeslocadasTodos estão descobrindo que, ao inserir uma sombra por trás de algum texto ou imagem, ela acrescenta uma dimensão que realmente chama a atenção. É um efeito especial interessante e fácil para fornecer um apelo visual e fazer com que as pessoa prestem atenção.Lembre-se de não usar sombras em todo lugar! Se você usa sombras demais, então tudo aparece de forma igual e você perde a vantagem de usar as sombras a fim de chamar a atenção para um determinado objeto. E também certifique-se de que todas as suas sombras se pareçam! Se você pretende usar sombras sobre objetos na mesma área, certifique-se de que as sombras tenham a mesma direção e de que a "profundidade" da sombra seja apropriada. Se as sombras são diferentes entre si e desencontradas, as pessoas percebem.
Abra o seu Photoshop e inicie um novo arquivo. Escolha um fundo de cor clara, preferencialmente, branco, pois uma sombra deve ser de cor preta, outra cor não parecerá natural. É importante que as dimensões do arquivo sejam apenas o suficiente para guardar o texto, tendo apenas milímetros de margem, do contrário a figura tomará toda a sua página e nada mais caberá.
Digite o seu texto ou insira o gráfico desejado em um novo Layer. (certifique-se de que a palheta Layers está sendo exibida escolhendo o menu Window, Show, Layers.)
Duplique a layer 1. Na palheta Layers, dê um clique na Layer 1 e arraste-a na direção da parte inferior da palheta até que o botão Create New Layer (botão do meio) seja selecionado e, depois, solte o botão do mouse. Você obtem uma nova camada de cópia, chamada de Layer 1 copy.
Torna-se mais fácil lembrar-se das camadas renomeando-as. Dê um clique na copia da Layer 1 na palheta Layers e renomei-a para Shadow (sombra).
Agora dê um clique na camada Shadow na palheta Layers e arraste-a para baixo, logo abaixo da Layer 1. Se você não fizer isso, a sombra final aparecerá em cima do gráfico, o que obviamente não está correto!
Certifique-se de que a camada Shadow ainda é a camada ativa e selecione a tela de desenho inteira (Select, All). Depois, selecione a ferramenta Move e rapidamente pressione as teclas de setas à esquerda e à direita, em qualquer ordem. Isso seleciona apenas os gráficos em si, não qualquer espaço ao redor.
Preencha a seleção com preto (através do comando Edit, Fill). Se você tornar a Layer 1 temporariamente invisível (dê um clique no olho na palheta Layers), poderá ver que as suas imagens estão agora inteiramente preenchidas. (caso não tenha ocorrido, verifique se a opção Mode em Edit, Fill, Mode, está selecionada como Normal.)
Use as suas setas para mover a sua nova sombra um pixel de cada vez.
Agora, o passo mágico. Escolha o comando Filter, Blur, Gaussian Blur. Na caixa de diálogo que aparece na tela, você pode escolher diferentes definições da opção Radius e ver como fica cada uma. Enquanto a caixa de verificação Preview está marcada, você pode ver seus resultados temporários na janela da imagem principal, assim como na janela da caixa de diálogo.
Aqui está sua sombra! *O Photoshop classifica cada item criado ou inserido em um arquivo, como uma camada (layer). Cada camada pode ser editada separadamente. Imagine uma cadeira e sua sombra projetada ao fundo. A cadeira representa uma camada, a sombra outra camada e o fundo uma outra camada diferente.

ass:gato-bravo-e-brasileiro

Nenhum comentário: