sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

CURSO DE UNIX 6

CURSO DE UNIX VI por gato-ebravo-e-brasileiro

* Usando O Operador "{}"
Continuando a aula passada, vamos agora aprender como usar as chaves. Vale lembrar que elas nao funcionam em qualquer shell, algumas implementacoes nao possuem esta facilidade.
Vamos ao que interessa. As chaves possuem uso semelhante ao dos colchetes, com uma diferenca: elas podem ser usadas em qualquer caso, nao apenas quando o arquivo o qual voce quer se referenciar exista.
Digitando no shell:
$ echo "aula_unix_{um,dois}"
Voce obtera:
aula_unix_um aula_unix_dois
Uso pratico: voce quer extrair planilhas de um arquivo .tar. Vejamos como fica:
$ tar xvf planilhas_1995.tar planilha_{jan,fev,mar}
O shell ira expandir as chaves, passando para o tar como parametros as palavras formadas. Neste caso voce nunca poderia ter usado qualquer outro wildcard, ja que o shell nao conseguiria expandi-los pela simples causa da inexistencia dos arquivos no diretorio corrente.
* A Estrutura em Arvore do Disco
Antes de comecar a demonstrar os comandos mais usados no UNIX, e importante que voce saiba como e organizado o disco. Os arquivos estao todos dentro de diretorios (sao como gavetas), sendo que sao permitidos diretorios aninhados.
Para os usuários do DOS e bom lembrar que as barras usadas sao ao contrario. Por exemplo, se no DOS voce se referencia a um arquivo como "\tmp\abc" no UNIX voce usaria "/tmp/abc".
Segue abaixo como voce se referenciaria a todos os diretorios mostrados na arvore acima:
/ /bin/ /usr/ /home/ /etc/ /usr/bin/ /usr/X/ /home/feher/ /home/joao/
Ficou claro? Se voce estiver no diretorio "/home/feher/", por exemplo, e quiser se referenciar ao "/home/joao/", voce pode usar "../joao/". O ".." e sempre um link para o diretorio "de baixo".
* O Home Directory
No UNIX, quase sempre todo usuario tem seu home directory. E neste local que voce ira guardar os seus seus arquivos em geral, salvas algumas exessoes.
Os homedirs originalmente foram colocados em "/usr/", porem hoje em dia e muito comum voce encontra-los em "/home/" ou "/u/". Independente de onde voce estiver no filesystem, digitando apenas "cd", sem nenhum argumento, voce ira automaticamente voltar ao seu homedir.
E muito interessante como voce pode se referenciar a um homedir. Assumindo-se que seu homedir esta em "/home/feher/", e seu nome de login e "feher" voce pode se referenciar ao diretorio "/home/feher/bin/" usando apenas "~/bin/".
Como voce deve ter percebido, o shell ira entender o "~" como homedir. E se voce quisesse se referir ao subdiretorio "bin/" no homedir do usuario "joao"? Basta voce usar "~joao/bin/".
Note que se voce digitar, por exemplo, "cd ~joao" o shell expandira o til e entao chamara o comando cd, que recebera como parametro "/home/joao/".
* Paths Absolutos e Paths Relativos
A diferenciacao entre paths absolutos e relativos e muito simples. Se comecar com uma barra ("/"), o path e absoluto. Caso contrario, e relativo.
Se voce estiver no diretorio "/home/feher/" e digitar "cd bin", voce ira para o diretorio "/home/feher/bin/". Caso digite "cd /bin" entao ira para "/bin/" (estou assumindo que os diretorios especificados existam. Caso contrario voce recebera uma mensagem de "diretorio nao encontrado").


ass:gato-bravo-e-brasileiro

Nenhum comentário: